hulha-azul - meaning and definition. What is hulha-azul
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is hulha-azul - definition

COMPOSTO QUÍMICO
Coaltar; Alcatrão da hulha

Azul-cobalto         
O azul-cobalto é um pigmento de cor azulada que pode ser carcinogênico.Terra: "Acidente" leva químico a produzir um novo tom de azul
Callinectes sapidus         
Caranguejo-azul; Caranguejo azul; Blue crab; Siri-azul
Callinectes sapidus, conhecido pelos nomes comuns de siri-azul, siri-tinga ou simplesmente siri, é um pequeno crustáceo decápodo encontrado nas águas costeiras do Oceano Atlântico e Golfo do México. Em seu nome científico, calli é grego para "bonito", nectes para "nadador", e sapidus é latim para "saboroso".
Eclodir Azul         
Eclodir azul
A Orquestra de percussão Eclodir Azul é uma orquestra portuguesa, fundada em 2005 e é um dos projectos da A.J.

Wikipedia

Alcatrão de hulha

Alcatrão de hulha é um líquido escuro e espesso que é um subproduto da produção de coque e gás de cidade a partir do carvão mineral. É um tipo de creosoto. Tem usos médicos e industriais. Medicinalmente, é um medicamento tópico aplicado na pele para tratar a psoríase e a dermatite seborreica (caspa). Pode ser usado em combinação com terapia de luz ultravioleta. Industrialmente, é um conservante de dormentes e utilizado no revestimento de estradas. O alcatrão de hulha foi listado como um carcinógeno humano conhecido no primeiro Relatório sobre Carcinógenos do Governo Federal dos EUA.

O alcatrão de hulha foi descoberto por volta de 1665 e usado para fins médicos já em 1800. Por volta de 1850, a descoberta de que poderia ser usado como ingrediente principal em corantes sintéticos gerou toda uma indústria. Está na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde. O alcatrão de hulha está disponível como medicamento genérico e sem receita.

Os efeitos colaterais incluem irritação da pele, sensibilidade ao sol, reações alérgicas e descoloração da pele. Não está claro se o uso durante a gravidez é seguro para o bebê e o uso durante a amamentação normalmente não é recomendado. O mecanismo de ação exato é desconhecido. É uma mistura complexa de fenóis, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) e compostos heterocíclicos. Demonstra propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias, anti-coceira e antiparasitárias.